Resenha: Para todos os garotos que já amei.

22:51 Rebeka Alves 0 Comments


  Primeira resenha do blog, eu gosto muito de fazer resenhas, pois para mim é uma reflexão sobre a sua opinião e também qual foi a "mensagem" que o livro passou para você. Enfim, aqui esta a minha opinião sobre o livro, espero que gostem e em breve vai ter varias e varias resenhas vindo por ae.




Nome do Livro: Para todos os garotos que amei ( To All The Boys I've Loved Before) 
Autora: Jenny Han
Ano publicado no Brasil: 2015
Paginas: 320
Editora: Intrínseca
Onde encontrar: Clique Aqui



Sinopse: Quando escrevo, não reprimo nada. Escrevo como se ele nunca fosse ler. Porque não vai mesmo. Cada pensamento secreto, cada observação cuidadosa, todos os sentimentos que guardei dentro de mim, coloco tudo na carta. Quando termino, fecho o envelope, escrevo  e coloco dentro da caixa de chapéu azul-petróleo. Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar musicas românticas sem esta cantando para ele. Se o amor é como um possessão, talvez minhas cartas seja meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.

  Primeiro de tudo, eu tenho um carinho enorme por esse livro, porque eu me coloco exatamente na pele da personagem chamada Lara Jean, porque eu ja vivi paixonite e amores incorrespondidos durante toda a minha adolescência, então quando vi a sinopse desse livro me identifiquei com ela, ate no jeito dela pensar, agir e falar, parecia que cada letra, frase e paragrafo era retratando a minha vida (uma boa parte da minha adolescência haha). Mais enfim, isso não vem ao caso, vamos para a nossa resenha :)

É estranho ter passado tanto tempo desejando uma coisa, uma pessoa, e de repente isso parar. Pag.254 


 Lara Jean Song é a protagonista dessa historia, no qual ela mora com seu pai, sua irmã mais nova e sua irmã mais velha e a mesma ainda esta no high school. Sua irmã mais velha chamada Margot, vai para faculdade fora da cidade e toda a responsabilidade fica com a Lara, pois o pai delas trabalha no hospital e a mãe delas morreram quando a Jean era pequena e a mais nova quando era um bebe. Lara Jean nunca namorou com nenhum garoto, só que a mesma ja teve cinco amores incorrespondidos na sua vida em épocas diferentes, e todas elas acabaram em uma carta que a mesma fazia para se "desapegar" do garoto.


Nunca vi Margot perder a coragem antes, mas acho que, nas questões do coração, não da para prever como uma pessoa vai se comportar. Pag.17

 Só que um belo dia, Lara Jean descobre que as cartas que ela escreveu para seus cinco amores em épocas diferentes foram mandar para eles, e isso acaba enlouquecendo a garota em busca de saber quem foi que mandou essas cartas e se realmente os garotos leem essas cartas e vinhassem tirar satisfações com ela. Enquanto isso, sua irmã vai para a faculdade, deixando seu ex-namorado para trás que é amigo da Lara Jean, no qual a mesma começa a se afastar um pouco dele, por motivos que não posso contar, e a mesma acaba se aproximando de Peter Kavinsky, para fingirem um namoro em frente toda a escola, pois o Kavinsky quer fazer ciumes a sua ex namorada, e detalhe Peter é o descolado/popular da escola, ja Lara Jean não passava de mais uma garota entre bilhões de garotas dessa escola, sim você leu bem "passava", pois as atenções eram voltadas para ambos.

Você sabe como é gostar tanto de alguém que é insuportável saber que essa pessoa nunca vai sentir a mesma coisa por você? Provavelmente não. Pag.68

 Com isso, a vida da Lara Jean começa a ficar cada vez mais enrolada e louca, pois para todos ela era somente mais um de Peter e ambos fizeram uma lista com acordos do que podia e não poderia fazer. Só que no ponto alto do livro, acontece varias coisas que acaba embaraçando cada vez mais a situação toda, pois seu amigo e ex-namorado da sua irmã chamado Josh e a Margot, não aprova o "namoro" dela com esse garoto, fazendo assim a mesma ainda continuar com a namoro de mentirar, pois ambos tinha um acordo, depois de tantos acontecimentos na vida de Lara Jean, ele acaba descobrindo que esta apaixonada pelo seu "namorado de mentirinha" e acaba complicando mais a vida da garota.

O amor é assustador; ele se transforma; ele murcha. Faz parte do risco. Não quero mais ter medo... Pag.316

 Como ja mencionei no começo dessa resenha, eu tenho uma paixão por esse livro,e são raros os livros que são os meus queridinhos dos queridinhos e esse livro é. Enfim, eu gosto muito do jeito que é a autora narra esse livro, pois ele é um livro de primeira pessoa, do ponto de vista da protagonista, de como a historia é contada, o dia-a-dia dela e tudo mais, tem alguns capítulos que são curtinhos, outros com duas ou três paginas e por ae vai, é muito simples e rápido de ler, você não fica perdido em nenhum momento da leitura. Tambem gostei do jeito como cada personagem tem uma função para o determinado momento da vida da Lara Jean, fazendo que isso se complete na historia e sem conta com as situações que todo adolescente passa, tanto em casa ou na escola. E como a  Jenny Han colocou a relação das três irmãs sempre protetoras e unidas, por causa da perda da mãe fizeram elas ficarem assim, uma sempre cuidado da outra.

 E outra coisa, tem vários determinados pontos do livro que você se identifica com a personagem, você para e pensar e falar "Concordo com ela! É isso mesmo."  e  sem conta que a leitura é contagiante, você vai lendo e vai lendo quando da conta ja esta no final e você fica extremamente louca para saber o que irá acontecer com a protagonista. Afinal, vai ser publicado o segundo livro dessa historia intitulado de P.S: Ainda amo você que vai ser publicado pela editora Intrínseca, ano que vem, e é logico que eu estou louca para continuar a ver o que vai acontecer com a Lara Jean e todos os envolvidos dessa historia. :)

Nota: 

0 comentários:

Olá pessoa, seja bem vindo(a) ao Mundo Fictício! Gostou dessa postagem, que tal deixar um comentário para a autora ver e ficar mais motivada em continuar a trazer conteúdo para o blog? E também assim que o ela ver, ela irá retribuir em seu blog e logico que se segui nós seguremos de volta.

Ate lá, nova pessoa a aterrizar no Mundo Fictício! :)